terça-feira, 20 de agosto de 2013

INFERNO E PARAÍSO


Autor: Peter S. Hawkins

Título original: Dante - A Brief History



Sinopse: Durante mais de sete séculos, Dante e a sua obra-prima, A Divina Comédia, ocuparam uma posição especial na cultura ocidental. O poema é simultaneamente uma viagem vívida através do Inferno até alcançar o Paraíso, uma tocante história de amor e um retrato do relacionamento da humanidade com Deus. É tão ricamente imaginativo que uma primeira leitura poderá ser avassaladora. Em resposta, Peter Hawkins escreveu uma introdução inspirada ao poeta, à sua maior obra e à sua influência continuada. O seu conhecimento de Dante e o entusiasmo sentido pela sua visão tornam-no um guia exímio para o leitor interessado.


Seria impossível, para mim, não ler este livro. Sendo um grande admirador deste autor e da sua obra prima A Divina Comédia (podem ler a minha opinião ao livro aqui), foi com grande agrado que li este livro sobre o autor. Esta obra de Hawkins é uma introdução, não para os estudiosos de Dante (tal como o próprio autor assiná-la, e bem), mas sim a todos os que queiram saber um pouco sobre o autor.

Devido a ser um livro de poesia, a verdade é que poucos o leram a obra principal de Dante, mas muitos serão capazes de identificar pequenos detalhes da história, como os vários níveis do Inferno, o Purgatório, os pecados mortais, etc... Neste livro, o autor estrutura os seus capítulos de forma a primeiro explicar o que importante tem A Divina Comédia, e de seguida passamos a um pequeno resumo da história onde Dante procura o seu amor no mundo dos mortos. No meu caso, que já li a obra de Dante duas vezes, o livro poderia não trazer muito nestas páginas mais viradas para a história em si, mas a verdade é que traz. O autor explica facilmente o óbvio, que que está "escondido" entre linhas e também a sua opinião, que se torna numa companhia bastante agradável.

Neste aspeto devo salientar que a forma como o autor fala de Dante e expõe a a sua opinião torna o livro muito fácil de ser lido. Apesar de estarmos perante uma introdução a um tema, e que necessitou de um profundo conhecimento por parte do autor, a leitura nunca foi difícil, e acredito que não será para todos os que tenham a curiosidade de ler este livro. E este é o melhor elogio que posso fazer a este livro: o autor pegou num tema difícil e complexo e conseguiu explicá-lo de forma simples.

Posto isto, fica pouco que ainda possa dizer. O conhecimento do autor é palpável, o livro nunca é monótono e foram muitas as curiosidades que aprendi. Para além disso, devo salientar a forma como o autor tenta na parte final do livro, após nos deixar com uma ideia global sobre a obra de Dante, encontrar certos pontos onde, ainda atualmente, o livro influencia com as suas palavras. Destaque também para a forma simples como o autor liga a vida de Dante com a sua obra, mostrando influências e repercussões no seu tempo, mas principalmente características da sua personalidade.

Nunca tinha lido nada sobre Dante (pessoa/escritor) apesar de ser um grande fã de A Divina Comédia. Este livro foi uma leitura entusiasmante e que defino da seguinte forma: existem três grupos a quem aconselho este livro: os leitores que queiram ler A Divina Comédia, os que gostariam de conhecer a história mas não gostam de poesia, e por fim, aqueles que já leram e gostariam de aprofundar o seu conhecimento sobre a obra, significados e simbologia. Uma agradável surpresa que voltarei a ler. 

Luís Pinto

3 comentários:

  1. Olá Luís. Também li Dante e adoro. Agora convenceste-me com esta opinião e vou comprar o livro. Obrigada pela sugestão. Estou ansiosa por conhecer coisas interessantes sobre o autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá Luís!

    Olha, deixaste-me muito curiosa com este livro. Estava à espera que fosse uma grande seca mas gostei muito do que escreveste.

    ResponderEliminar
  3. Olá Pipa e Márcia! Depois quero saber as vossas opiniões!

    Boas leituras!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.