quarta-feira, 25 de junho de 2014

O IMPÉRIO FINAL


Autor: Brandon Sanderson

Título original: Mistborn - The final Empire



Em todas as sagas o primeiro livro é fundamental, pois é este livro que determina se os leitores voltarão para ler o seguinte. É também neste livro que o autor tem de expor o seu mundo, apresentar personagens, sem as mostrar totalmente, e desenvolver a intriga que deverá criar perguntas e deixar-nos curiosos com o futuro das personagens com as quais nos estamos a ligar. Por tudo isto, e muito mais, o primeiro livro é mesmo muito importante.

Vejam, por exemplo, o que acontece no primeiro livro da saga A Guerra dos Tronos, em que uma certa personagem morre e define toda uma saga... ou, no caso de O Senhor dos Anéis em que haverá momento mais imponente do que Gandalf a gritar ao Balrog que ele não passará? A verdade é que quando estamos perante algo muito bom, só precisamos do primeiro livro para o saber. Esta saga de Sanderson faz parte desse pequeno lote de sagas que mostram desde o início, que estamos a ler algo que está um patamar acima da generalidade.

Então, o que torna este primeiro livro tão bom? A história base, as personagens e a narrativa. Mas, principalmente, o caminho do personagem principal. Na grande generalidade das sagas de fantástico (claro que não em todas) o herói é apresentado, tal como o mundo, e a seguir a possibilidade de aventura aparece. O herói recusa no início, mas um encontro (geralmente com um mentor), ajuda-o na sua decisão, e, por fim, o herói sai do seu espaço de conforto, e avança para a sua ventura. Aqui, tal não acontece, pois desde o início que o personagem principal, já passou estas fases, oferecendo ao enredo um ritmo superior, mas também uma maior indefinição, pois ao falharmos todas as anteriores etapas, não conhecemos os seus motivos nem o seu passado. 

Assim, o enredo começa forte, e cheio de incógnitas. Por que motivos o personagem principal enfrenta o inimigo? Será vingança? O que terá perdido? Quem o acompanha?

Mas nem só da personagem principal vive este livro. Sanderson cria um pequeno conjunto de personagens com interesse e sabe o que deve demonstrar de cada um neste primeiro livro. É impossível não gostar de Vin e não ficar surpreso com outro personagem que não revelo aqui. Pelo meio está o vilão, sobre o qual criei várias dúvidas, algumas já respondidas, mas que criaram novas dúvidas, levando-me a querer ler o próximo livro o mais rápido possível. Mas, mesmo sem se perceber muito, acho que este enredo ganha bastante com o vilão que apresenta, porque em alguns momentos aparenta ser mais do que um "mau da fita".

Por fim, devo falar do mundo. Com uma narrativa rápida e que não perde o seu foco, o autor vai explorando o seu mundo aos poucos e assim nunca existe aquela queda abrupta de ritmo quando se começa a descrever muito do que é a base do enredo. Aqui o autor consegue explicar aos poucos, deixando-nos com várias dúvidas no início, mas que se esclarecem aos poucos. Quando se introduz um tipo de magia, a base e as suas limitações são o mais importante: de onde vem? como se cria? quais os seus limites? Tudo isto tem de ser estipulado e o autor explora bem estas necessidades, mas sem ainda responder a tudo. Aliás, Sanderson deixa muito por explicar, principalmente com um final de livro muito bom e que catapulta a história para uma continuação mais do que desejada.

Sendo o início de saga, não me alongo mais. Uma saga vale por um todo, e por muito boa que seja o caminho até ao seu final, é o final que a define. Com esta não será diferente, mas uma coisa é certa: poucas sagas começam com tanta qualidade demonstrada e tantas possibilidades para o futuro. No GoodReads esta é uma das sagas mais bem pontuadas de sempre, e agora percebo a razão. Se gostam de fantástico, este é um livro a ler, e espero que a restante saga mantenha a qualidade inicial. Esperemos para ver...

Luís Pinto

7 comentários:

  1. Por acaso terminei a leitura deste livro ontem à noite :P
    Concordo em tudo com a tua opinião e quero muito ler a continuação. O único defeito que encontrei foi que nalgumas partes (mais na parte intermédia) o ritmo foi muito lento e parecia que não avançava muito, se calhar essa parte podia ter sido condensada melhor. Mesmo assim gostei da leitura ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu já li a trilogia completa, há pouco tempo, e adorei! É claramente uma saga de referência dentro do Fantástico, e que com o passar do tempo vai ser considerada um clássico. Sem ser muito "literário", Sanderson tem uma escrita fluida e que desenvolve muito bem, conseguindo contar uma história com um tom cada vez mais pesado de forma rápida mas ritmada como muito bem lhe apetecer. As personagens são normalmente excepcionais, e os plot twists são jaw-dropping material... Quando se pensa que já nada nos vai surpreender nestes livros, BAM, ele lixa-nos.

    Agora estou com curiosidade para ler o "The Alloy of Law", passado neste universo mas em modo western, 300 anos depois destes eventos. E também o resto dos livros dele, verdade seja dita. Já sabes que TODOS os livros dele (excepto os que escreveu para a saga do Jordan, obviamente) se passam dentro do mesmo universo, partilhando inclusivamente personagens e mitologia? Isso também o fez ganhar muitos, mas muitos pontos!

    ResponderEliminar
  3. Viva,

    Sem duvida um livro muito bom e que promete imenso, um bom arranque de saga sem duvida, gostei bastante :)

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Pela capa não dava nada por ele. Está na lista da frente agora para ser comprado este mês.

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Depois desta opinião e de outros comentários tão positivos, terei mesmo de comprar o livro. Depois digo se gostei mas acredito que sim!

    ResponderEliminar
  6. Há muito que esperava esta saga em tuga porque já li muito bem em sites estrangeiros. Ainda não o comprei mas agora estou ainda mais decidida. Parabéns Luís, este texto está mesmo muito bom e vale pelo que falas sobre o livro mas também sobre o género como um todo. Sempre em grande!

    ResponderEliminar
  7. Novamente uma opinião muito esclarecida e muito esclarecedora sem revelar nada. Já tinha ouvido falar deste autor por causa da Roda do Tempo. Para quando uma opinião a essa saga?

    Vou estar atento a esta saga aqui no teu espaço mas é óbvio que fiquei muito curioso e parece que quem já leu gostou bastante.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.