segunda-feira, 29 de junho de 2015

SEGREDOS DA MAÇONARIA PORTUGUESA


 Autor: António José Vilela




Sinopse: Em Segredos da Maçonaria Portuguesa conta-se as histórias dos pedidos de favores maçónicos a Paulo Portas e os convites do GOL e da GLLP/GLRP a Pedro Passos Coelho e António José Seguro. Mas também a revolta maçónica contra o gestor António Mexia, a iniciação de Isaltino Morais, a festa maçónica com o cantor-imitador Fernando Pereira, o episódio do mestre maçon que mudou de sexo e todos os pormenores da sessão em que Nuno Vasconcellos foi eleito venerável da Loja Mozart. Nesta investigação inédita, o jornalista António José Vilela, que há mais de dez anos investiga este tema, desvenda por completo os segredos das duas maiores correntes maçónicas portuguesas, o Grande Oriente Lusitano (GOL) e a Grande Loja Legal de Portugal/Grande Loja Regular de Portugal (GLLP/GLRP), o seu poder e a sua influência na sociedade e no mundo da política nacional. Através dos próprios documentos secretos internos maçónicos, reproduzidos nesta obra, ficamos a saber como são feitas as iniciações de novos membros, quem guarda os livros dos maiores segredos da Irmandade do Bairro Alto, quais são os sinais secretos usados entre maçons e como funcionam os principais órgãos da maçonaria. Conhecemos ainda o vasto património da maçonaria, quem são os maçons eleitos para o Parlamento do GOL, o que dizem as atas confidenciais das sessões, onde, entre outros assuntos, já se votou a criação de serviços de inteligence e as ligações do espião Jorge Silva Carvalho aos altos graus da maçonaria e ao atual ministro Miguel Relvas. Hoje, há maçons em todos os distritos de Portugal. E quando um novo membro é recrutado para o GOL, os irmãos exigem-lhe que identifique por escrito quais são os seus inimigos. Porventura, o seu nome já lá está…



Não existe muito que possa analisar neste livro que não passe pela sua estrutura, trabalho de investigação, forma como apresenta o seu conhecimento ao leitor e capacidade para cativar o mesmo. Decidi ler esta obra porque o tema cativou-me, pois era algo sobre o qual queria ler já há alguns anos. No entanto, devido a vários fatores, tal nunca aconteceu.

Como tal, é-me difícil analisar este livro em relação ao seu trabalho de investigação de um ponto de vista profundo, pois sou bastante leigo no assunto. No entanto, do ponto de vista de um leitor que não domina o tema, parece-me que o trabalho de está bem conseguido, com uma boa capacidade de nos introduzir ao tema, dando conceitos básicos antes de começar a explorar realidades concretas. Claro que existiram detalhes que gostava de ver mais explorados, mas acho que o autor consegue manter um bom equilíbrio entre o ritmo e o conhecimento que nos vai dando, e senti que raramente o ritmo baixou para um ponto de menor interesse.

Obviamente que gostar do tema é fundamental, mas também aqui é fruto do trabalho do autor estruturar o livro de forma a que, ao não nos sentirmos perdidos, nunca fugimos da leitura. Somos, de forma suave, presenteados com constantes adições de conhecimento que começam a encaixar aos poucos, mesmo para um leigo. É essa a qualidade que se exige na estrutura de um livro deste género. O resultado é um livro que se lê facilmente e com constante entusiasmo para sabermos um pouco mais.

Torna-se claro, e também não se esperava outra coisa, que muito fica por dizer. Nem todos os segredos da Maçonaria estão aqui expostos, ou sequer identificados, mas a quantidade de documentos que aqui são usados para criar a base da investigação é bastante grande, criando a possibilidade de uma investigação sólida e coerente, ao ponto de a meio do livro já termos plena consciência que estamos perante um autor que estudou o tema de forma profunda.  

Por fim, um dos aspetos que mais prende um leitor é a ligação entre factos e personalidades que conhecemos. É ao lermos sobre essas personalidades, que a nossa atenção se torna mais aguçada, e por vezes somos nós a fazer também algumas ligações entre acontecimentos que todos ouvimos nas notícias e os factos que aqui são revelados, principalmente nas ligações políticas que aqui aparecem.

Desde a introdução à Maçonaria, até aos graus mais altos, passando por rituais, normas, objetivos e influências, este é um livro bastante completo graças ao conhecimento do autor que foi retirado de vários documentos durante vários anos. Como disse, nunca tinha lido nada sobre este tema, e gostei bastante, ao ponto de querer ler mais. Se quiserem aprofundar os vossos conhecimentos sobre este tema, então este é um livro a ler e sobre o qual devemos pensar um pouco.

Luís Pinto

3 comentários:

  1. análise muito interessante. Fiquei realmente com vontade de ler este livro.

    ResponderEliminar
  2. Para além da enorme qualidade deste blogue também devemos aplaudir a sua diversidade e esta análise é mais uma prova. é muito raro termos blogues a falar sobre certos temas. Parabéns pelas escolhas dos livros e pela forma como as pessoas acreditam nas análises deste espaço.

    Abraço,
    JTG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é um blogue único sem dúvida. Por isso ganha tantos prémios.

      Sobre o livro, vou comprar. Nuna tinha olhado para este tema com interesse, mas agora vou lhe dar uma oportunidade.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.