quarta-feira, 3 de agosto de 2016

CÉSAR


Autor: Adrian Goldsworthy

Título original: Caesar - Life of a colossus





Sinopse: Caio Júlio César contínua a ser o romano mais famoso que alguma vez viveu. Carismático líder de homens, sedutor nato de mulheres, era um homem culto, um político brilhante e um génio militar, tendo saído vitorioso de algumas das batalhas mais espectaculares da História. Júlio César morreu aos 56 anos, depois de ter sido nomeado ditador vitalício, assassinado por um grupo de senadores que pretendia defender a República.
Nesta biografia completa e definitiva, o prestigiado historiador Adrian Goldsworthy coloca César no seu tempo e na vasta tela do Mundo Mediterrânico no qual viveu, descrevendo a rica e turbulenta sociedade da época. Uma biografia empolgante do político, do general e do homem.


Escrever sobre a vida de César não será, certamente, uma tarefa fácil. Estamos perante a história de um homem que com as suas decisões mudou a vida de milhões, com efeitos muito para lá da sua vida, alterando a forma como o mundo foi e é. O mais famoso romano de sempre é, ao mesmo tempo, uma personalidade admirada por historiadores, mas também exemplo de muito do que é mau quando temos poder.

Este livro, provavelmente o melhor de Goldsworthy, é um exaustivo trabalho para nos dar a conhecer César, e para mim foi uma leitura entusiasmante. Trata-se de um livro bastante grande e que alguns leitores poderão não ler de seguida, mas quem tenha curiosidade sobre este homem, terá aqui uma leitura reveladora e da qual irão sair muito mais conhecedores da história de César, mas também da história de Roma, do Império romano, e do mundo.

Para nos oferecer todo este trabalho de investigação o autor não se importa de baixar o ritmo, e por isso não foi uma leitura fácil. Contudo a forma como o livro está montado e a forma temporal usada leva a que o livro se torne mais leve. Para tal muito contribui a estratégia do autor de nos ir dando apenas a informação essencial a cada momento, nunca levando a que o leitor não se perca, quer por ter informação a mais, ou a menos.

Gostei imenso deste livro. A História do Império Romano sempre me fascinou, pela sua ascensão e queda, e este é o melhor livro que li sobre o tema. O autor foca-se em César mas consegue criar uma leitura abrangente e que nos mostra mais do que apenas um homem. A visão sobre o império e as lutas entre senado, imperador, democracia, religião, etc... tudo está aqui. A sensação final é que estamos perante uma obra completa e que deverá estar na estante de qualquer leitor que queira saber mais sobre este tema. É uma leitura que pode demorar, mas que conseguiu agarrar-me, mesmo sabendo como iria acabar. Totalmente recomendado a quem olhe para a sinopse e fique com vontade de enriquecer o seu conhecimento sobre o Império que mudou o mundo e o seu homem mais famoso. Veni, vidi, vici!

Luís Pinto


1 comentário:

  1. Um grande blog e uma grande opinião. Parabéns como sempre

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.