quinta-feira, 3 de agosto de 2017

A HISTÓRIA DO MUNDO PARA PESSOAS COM PRESSA


Autor: Emma Marriott

Título original: The History of the World in Bite-Sized Chunks




Sinopse: Um guia conciso mas abrangente que cobre tudo o que é necessário saber sobre os acontecimentos mais importantes da História do mundo, desde as civilizações antigas até ao final da Segunda Guerra Mundial.
Fazendo uma abordagem a todos os factos e detalhes históricos essenciais, este livro proporciona-nos uma extraordinária viagem através dos tempos, desde o império de Alexandre, o Grande, à dinastia Tang, na China, ao Iluminismo, à Guerra Civil americana, e mais além.
A História do Mundo para Gente com Pressa é um guia precioso e indispensável sobre a história da Humanidade e que nos permite descobrir como se construiu o mundo moderno.



Após ter oferecido este livro num passatempo em parceria com a Editorial Presença, decidi lê-lo porque o conceito pareceu-me muito interessante. Ter tempo para ler nunca é fácil e raramente parece ser o suficiente. Com tantos livros que queremos ler, por vezes pode ser bom termos uma leitura que vá diretamente ao que é importante, fazendo um resumo de um tema sobre o qual podemos saber pouco ou que temos curiosidade e desejamos começar por algum lado.

Com isto em mente, a questão que se levanta é se este livro consegue realmente fazer um bom trabalho de reunir a História da humanidade em 200 páginas!

Gostei bastante deste livro. Claro que colocar aqui tudo seria impossível e a autora acaba por se focar apenas em alguns temas, mas seria impossível abranger tudo e parece-me que a escolha passou por mencionar aquilo que teve mais impacto em duas áreas: geografia e invenções. No entanto, e apesar de a autora explorar alguns invenções marcantes, o livro é, essencialmente, um resumo das principais civilizações que já existiram. Onde nasceram, o que inventaram, o que conquistaram, como desapareceram, quem as liderou, etc... Com isto em mente, o livro torna-se num guia cronológico sobre os diferentes povos que foram aparecendo nos últimos 5 mil anos, as batalhas mais importantes, que territórios dominaram e quais as principais causas para a queda das mesmas.

Apesar de não ser um livro que explore muito cada momento e ficar a sensação que adorava que existisse outro livro que abordasse toda a História mas no dobro das páginas, a verdade é que o livro consegue executar bastante bem o seu objetivo. Ao ser bastante abrangente, acabará por ensinar bastante a qualquer leitor que não seja um perito no tema. Bem estruturado, com linguagem acessível e alguns mapas para percebermos as dimensões de alguns impérios, este livro é uma excelente compra para todos aqueles que olhem para a capa e sintam curiosidade sobre o tema. Foi uma leitura bastante interessante e que certamente voltarei a ler um dia. Recomendado!

Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário