quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

MEGATECH

Autor: Daniel Franklin
Sinopse: De que forma é que a tecnologia vai mudar o nosso estilo de vida? Estaremos preparados para lidar com o seu impacto? Será o mundo muito diferente nas próximas décadas? Quais são os benefícios e as potenciais ameaças das grandes inovações tecnológicas?
Os autores abordam as enormes mudanças que a tecnologia irá trazer à agricultura, aos cuidados de saúde, ao armazenamento de energia, aos materiais de produção e ao equipamento militar, entre outros setores.
 
 
Daniel Franklin é um conhecido escritor que aborda e reúne várias opiniões sobre o que será o futuro próximo. Tal como em livros anteriores, Franklin explora as quase óbvias mudanças que iremos ter nas próximas duas décadas, tendo como base as últimas evoluções na tecnologia.
 
Na minha profissão a evolução tecnológica é diária, com invenções a acontecerem em várias partes do mundo. Estar atento a estas inovações é algo que faço constantemente, e por isso estes livros interessam-me sempre. Por isso foi com entusiasmo que li este livro, que aborda, e bem, áreas distintas mas essenciais ao nosso estilo de vida. Produção de bens e comida, saúde, tecnologia, energia ou equipamentos militares ou de salvação, o autor junta várias vozes das mais diversas áreas e explora o que foi descoberto nos últimos anos, quais os impactos e o que poderá ser descoberto nos próximos anos.
 
Apesar de estes livros terem sempre uma carga especulativa, este é, talvez, o livro mais realista que li sobre o tema nos últimos tempos. Tudo o que está aqui é bastante provável que aconteça realmente, não sendo um livro que tente ser sensacionalista em algum momento. Tudo o que está aqui é bastante coerente, sendo fácil para o leitor perceber a evolução das tendências sociais e como iremos abraçar algumas mudanças numa altura em que a tecnologia continua a acelerar e a ser cada vez mais dominante em todas as áreas.
 
Este é um livro bem estruturado, de leitura fácil e capaz de chegar a qualquer leitor, quer este tenha mais ou menos conhecimento. O facto de o autor ter falado com vários especialistas de diferentes áreas dá ao livro uma maior amplitude de temas explorados, sempre com olhares distintos, sendo um dos aspetos que mais apreciei no livro.
 
Globalmente é uma leitura muito interessante e que irá agradar a todos os que tenham curiosidade sobre o tema. Não é uma exploração profunda ou académica do tema, mas sim um livro que poderá ser lido por qualquer leitor, tornando-se facilmente recomendado a quem queira começar a ler sobre as próximas inovações e os impactos que terão na nossa vida.
 
Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.