domingo, 3 de dezembro de 2017

PARA LÁ DO INVERNO


Autor: Isabel Allende





Sinopse: «No meio do inverno, aprendi por fim que havia em mim um verão invencível.»
Albert Camus

Isabel Allende parte da célebre frase de Albert Camus para nos apresentar um conjunto de personagens próprios da América contemporânea que se encontram «no mais profundo inverno das suas vidas»: uma mulher chilena, uma jovem imigrante ilegal guatemalteca e um cauteloso professor universitário.
Os três sobrevivem a uma terrível tempestade de neve que se abate sobre Nova Iorque e acabam por perceber que para lá do inverno há espaço para o amor e para o verão invencível que a vida nos oferece quando menos se espera.



Este livro foi uma verdadeira surpresa pela forma como a autora abordou alguns temas que não esperava encontrar neste livro antes de ter lido a sinopse. Allende, com uma escrita inteligente e direta em alguns momentos, leva-nos a viajar por uma sociedade dividida, cheia de medos, traumas, preconceitos e sonho alimentados por uma esperança que pode nem fazer sentido da forma como é usada.
Com a América a passar uma fase complicada, principalmente em questões sociais e de direitos dos seus cidadãos, Allende explora temas importantes e controversos, levando o leitor a "experenciar" uma leitura forte acutilante, capaz de tocar, direta ou indiretamente, tomas fraturantes da sociedade, principalmente aqueles que são baseados em preconceitos de raça ou nacionalidade.
Gostei das personagens pricinpais, não só como estão construídas, mas principalmente pela forma como a autora os explora e apresenta, levando-nos em alguns momentos, a perceber de imediato o preconceito social que cada um carrega. Após as apresentações, Allende leva-nos por uma viagem atribulada e que levará cada personagem a encontrar novas forças, novos objetivos, novos sonhos e esperanças em si mas também no que os rodeia.
Não querendo revelar nada que seja importante, a verdade é que gostei bastante deste livro. Allende, como sempre, tenta explorar personagens e acontecimentos que levam o leitor a ter grandes emoções durante a leitura e provando, uma vez mais, ser das melhores escritoras no seu género. Quer apreciem o género ou a autora, este é um livro facilmente recomendado.
Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.