sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

INTELIGÊNCIA FINANCEIRA


Autor: Karen Berman & Joe Knight

Título original: Financial Intelligence




Sinopse: As empresas esperam que os seus gestores utilizem dados financeiros para gerir recursos e dirigir os seus departamentos. Mas muitos executivos não conseguem interpretar um balanço, não reconhecem um rácio de liquidez, nem sabem calcular um fluxo de caixa ou um retorno sobre investimento. Pior, não fazem ideia de onde vêm os números e de quão confiáveis são.
Mas quando os gestores compreendem e se sentem à vontade perante os números, a confiança aumenta, a rotação diminui, os resultados melhoram e as empresas prosperam.
Karen Berman e Joe Knight passaram mais de 20 anos a ensinar executivos de todos os níveis a trabalhar em prol dos interesses financeiros das suas empresas. Neste livro, revelam os segredos da finança - uma arte, como explicam, não uma ciência. Com uma linguagem simples e sem jargão, com exemplos de casos de empresas reais e «caixas de ferramentas» muito úteis no final de cada capítulo, Inteligência Financeira é um manual valioso e indispensável para gestores não financeiros de todas as áreas, que irá proporcionar um aumento do conhecimento e da confiança, essenciais para o seu trabalho diário.



Após ler a sinopse deste livro, fiquei com bastante vontade de explorar estas páginas, e agora que acabei posso dizer que a escolha foi totalmente acertada. Os autores Karen e Joe conseguem oferecer um livro que qualquer pessoa conseguirá ler e compreender, mesmo que não tenha qualquer conhecimento prévio que ultrapasse o senso comum. Esse é, claramente, o grande trunfo do livro: a sua simplicidade a explicar como estes números funcionam, porque acontecem, como são manipulados, o que significam e como os podemos alterar. Tudo isto tendo como objetivo perceber os números financeiros de empresas mas que também podemos aplicar em casos até fora da vida profissional.

Com uma linguagem simples e claramente focado em explicar bem e com calma cada conceito que seja importante, facilmente entramos neste momento e no final a sensação que fica é que se aprende bastante. Claro que para um gestor com muita experiência, este livro poderá oferecer pouco, mas para quem esteja no início de carreira ou estudos, este parece-me um livro muito bem conseguido e que ajudará numa primeira leitura, e provavelmente numa segunda.
 
Um dos aspetos que mais ajuda a esta aprendizagem é a montagem do livro, capaz de seguir pelo caminho certo para que cada conceito seja explicado no momento certo, nunca ficando nada por explicar, e raramente usando palavras que não sejam senso comum (e que quando usadas, são explicadas).
 
Não existe muito mais que possa dizer sobre este livro. De uma forma global é um excelente livro e muito provavelmente o melhor que já li para quem está a começar no mundo financeiro/gestão se estivermos a procurar um livro não académico mas sim focado em ensinar qualquer pessoa os conceitos mais importantes. Se procuram este género de livro, então este é a escolha acertada.
 
Luís Pinto
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.