segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

O NOSSO CÉREBRO

 
Autor: Michel Cymes
 
 
 
 
 
Sinopse: O autor não propõe uma revolução nos hábitos dos leitores.
Antes procura que tenham uma alimentação cuidada, rompam com alguns dos hábitos prejudiciais e conquistem tempo para trabalhar a memória.
O lema de Cymes é que quando o cérebro funciona bem o resto do corpo tende a ir no mesmo sentido.
 
 
 
 
Decidi ler esste livro porque sou um apaixonado por tudo o que seja conhecimento sobre o nosso cérebro. Neste livro, um pouco diferente dos que costumo ler, o autor explora o nosso atual conhecimento sobre como ajudar o nosso cérebro a ser saudável.
 
Sendo um livro bem estruturado, o autor explora o quão necessário é o descanso, a forma de enfrentarmos problemas ou a alimentação. Aliás, um dos pontos mais aprofundados neste livro é como a alimentação pode ajudar o nosso cérebro a funcionar melhor, a ficar mais atento, mais concentrado, com melhor memória, etc...
 
Tal como qualquer parte do nosso corpo, a nossa massa cinzenta precisa de nutrientes específicos para o seu funcionamento diária, sendo também um dos maiores consumidores de energia do nosso corpo. Tudo isto leva a que seja fundamental saber como o alimentar, para que não exista um desgaste diária.
 
Para além disso, o autor explora o facto de, sendo o nosso cérebro o maestro de todo o corpo, nunca o corpo funcionará bem se o cérebro estiver cansado. E o oposto será igual. Um cérebro saudável fará todo o corpo trabalhar melhor.
 
Este é um livro interessante. O autor faz um bom trabalho a explicar conceitos base que alguns leitores poderão não dominar, e a mensagem é passada muito facilmente. É fácil ficar a perceber muito melhor o funcionamento do nosso cérebro, mas também o que é necessário para se manter saudável. Todos nós já nos sentimos desgastados antes, sem paciência, sem capacidade de recordar coisas, etc... este é um livro para nos ajudar nesses momentos. Se o tema vos interessa, então será uma boa leitura.
 
Luís Pinto
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.