quinta-feira, 1 de março de 2018

HISTÓRIA DE PORTUGAL

 
 
 
 
 
 
 
Sinopse: Rui Ramos, Bernardo Vasconcelos e Sousa e Nuno Monteiro, professores universitários da nova geração de historiadores apresentam a História de Portugal num só volume, da Idade Média ao século XXI. Numa narrativa clara e rigorosa os autores abordam os nove séculos da nossa história através das suas dimensões política, económica, social e cultural, dando uma visão integrada de cada época e momento histórico, colocando, ao mesmo tempo, a História de Portugal no contexto da História da Europa e do mundo. Com ilustrações a cores, mapas, cronologias e lista de governantes trata-se sem dúvida de uma obra de referência fundamental para compreender o passado e o presente num momento de grandes decisões e escolhas para o futuro de Portugal.
 
 
 
Mesmo para aqueles que não apreciam ler, existem temas sobre os quais devemos ler, e a História do nosso país é um deles. Claro que se procuram uma leitura leve, este livro não é para vocês. Aqui, nestas páginas, iremos encontrar conhecimento de alto nível, rigoroso e detalhado, mas sem baixar demasiado o ritmo da leitura. Este é, provavelmente, o maior trunfo do livro, o de conseguir ensinar de forma clara e simples, sem esforço, mas com o rigor que se procura numa obra de alto nível.
 
Esta não foi uma leitura rápida, mas foi a leitura que eu procurava. Apesar de já ter lido vários livros sobre a História de Portugal, nunca tinha lido um livro que me oferecesse o "cenário" todo. Estas páginas levam-nos desde o início até aos dias de hoje, explorando acontecimentos, pessoas, religião, política e sem esquecer o lugar de Portugal primeiro na Europa e depois no mundo. E foi essa visão alargada que mais apreciei, porque o livro consegue ser minucioso, mas ao mesmo tempo abrangente ao explorar vários temas importantes para percebermos o avanço do país e do povo.
 
Quando acabei este livro o meu objetivo estava cumprido: ler um livro que tivesse todo o conteúdo essencial da História do nosso país desde o seu início. O que aprendi com estas páginas foi muito mais do que estava à espera. Claro que poderão existir melhores livros, mais ou menos académicos, mas confesso que após estas páginas a necessidade de ler mais sobre Portugal quase desapareceu, pois acredito ter lido o essencial de forma inteligente, bem estruturada e direta, dando-me a visão global que eu procurava. Se procuram um livro assim, que seja completo e capaz de nos agarrar, então esta obra é uma escolha óbvia.
 
Luís Pinto
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.