quinta-feira, 26 de abril de 2018

A CONSPIRAÇÃO DOS PODEROSOS


Autor: Luís Rosa



Sinopse: Conspiração dos Poderosos é um livro fundamental para descobrir o essencial dos inquéritos da Operação Marquês e do Universo Espírito Santo - os casos mais complexos da história do Ministério Público. E conhecer em pormenor os diálogos que Ricardo Salgado teve na Justiça com o juiz Carlos Alexandre e os procuradores Rosário Teixeira e José Ranito. Através de uma narrativa dinâmica e empolgante que tem a preocupação de contextualizar, traduzir e simplificar (sem perder o rigor) a linguagem judicial e financeira, o leitor irá conhecer os segredos, os bastidores e os protagonistas das investigações que levaram à detenção do banqueiro mais poderoso do país e de um ex-primeiro ministro. 



Este livro explora os inquéritos e a investigação da Operação Marquês, um dos temas mais falados dos últimos tempos e que muito tem desvendado do universo Espírito Santo, do seu poder e influência, não só em Portugal, mas também noutros países.

Sendo um tema que me interessa pelo seu impacto político, social e económico, decidi ler este livro, e gostei bastante da leitura. Esta é uma investigação bem feita e bem estruturada, e que resulta num livro que ganha qualidade pela sua montagem e pela forma como vai abordando os assuntos na sequência certa para promover a compreensão dos leitores, mesmo aqueles que pouco percebam do assunto antes de começarem a ler.

Esse foi outro aspeto que gostei, a forma como o autor foi dando contexto e simplificando muito do que vai explorando para que o leitor perceba o que está a ler. Perceber a "linguagem" judicial ou até a ligações ou requisitos de certas questões, não está ao alcance de um leitor que não conheça o meio, ou que não trabalhe nele. A forma como o autor vai explicando tudo, tornando o livro acessível a todos os leitores, é o seu ponto mais forte, porque, sinceramente, não me pareceu que o livro tenha perdido qualidade ou o foco por se tornar mais simples.

Gostei da forma dinâmica como o autor conseguiu explorar este tema e colocá-lo em palavras. Quando comecei a ler o livro, e apesar de gostar do tema e querer ler mais, esperava uma leitura mais lenta da minha parte, mas o livro conseguiu agarrar-me com uma leitura que cria ligações e nos empurra a pensar e a tirar conclusões. Quem queira saber um pouco mais sobre este tema, tem aqui um livro muito interessante, e que abre o véu a um tema sobre o qual todos deveríamos saber um pouco mais, para percebermos o que se passa à nossa volta e que é controlado por aqueles que têm realmente influência de um ponto de vista mais macro.

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.