quinta-feira, 2 de março de 2017

MONSTROS FANTÁSTICOS E ONDE ENCONTRÁ-LOS


Autor: J. K. Rowling






Sinopse: Inspirado no compêndio original da escola de feitiçaria de Hogwarts, da autoria de Newt Scamander, Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los: O Argumento Original é uma história inédita que assinala a estreia de J.K. Rowling - autora dos muito aclamados bestsellers internacionais da série Harry Potter -, como argumentista de filmes.
Este argumento inclui o guião completo do filme, uma aventura emocionante que apresenta uma extensa galeria de criaturas e personagens mágicas. A edição portuguesa do argumento é publicada em 2 de fevereiro de 2017, após a estreia mundial do filme produzido pela Warner Bros. Pictures, a 18 de novembro de 2016.
A versão digital da edição portuguesa do argumento do filme será publicada por Pottermore, a plataforma digital global do Mundo da Feitiçaria de J.K. Rowling.
A Editorial Presença congratula-se por ter a oportunidade de apresentar aos leitores portugueses o novo projeto de J.K. Rowling, que marca o início de um novo capítulo do extraordinário Mundo da Feitiçaria e que promete continuar a encantar leitores em todo o mundo. 



Nas últimas duas décadas este foi o maior fenómeno literário em todo o mundo, tendo feito o impensável: colocar a ler a geração que parecia totalmente focada no boom que era a internet, os telemóveis, os computadores, redes sociais, etc... J. K. Rowling criou o fenómeno responsável por muitos de nós hoje lermos com tanta paixão. 

Apesar de ser um grande fã da saga, tive alguma apreensão ao ver que a autora iria escrever o argumento de um filme, não por duvidar da sua capacidade para tal (Rowling já provou demasiadas vezes o seu talento, principalmente neste universo), mas por ser algo tão diferente. O filme está bem conseguido e o universo está muito bem explorado. Posto isto, decidi ler este livro que é o guião do filme.

Obviamente, Rowling não consegue colocar aqui o detalhe e a magia que colocou nos livros de Harry Potter, mas consegue usar uma escrita simples e direta que nos ajuda a visualizar cenários e monstros com grande facilidade. Para tal também ajudam alguns desenhos presentes nos livros. A isto alia-se um bom ritmo, focado na cadência mais rápida que um filme exige neste género, e que se mistura muito bem nos momentos de ação e nos de maior humor. Este é, provavelmente, o livro com maior carga humorística da autora e a verdade é que não parece forçado em nenhum momento, pois encaixa muito bem nas personagens criadas.

Falando em personagens, é bastante fácil gostar de algumas, principalmente das duas principais que, devido às suas enormes diferenças, conseguem criar uma relação fantástica onde acabam por descobrir pontos comuns que acabam por ser a base do livro e da amizade que nos garra.

Em termos de enredo, Rowling volta a estar muito bem. Não consegue, devido a limitações de tempo (estamos perante o guião de um filme), construir toda a trama como fez nos livros de Harry Potter, mas a inteligência da narrativa está lá e dá um grande toque de qualidade. É fácil ficarmos fascinados em alguns momentos, de gostarmos das personagens e de tentarmos perceber o que se passa. Existem algumas revelações finais mais óbvias, mas também existem muitas surpresas. Pelo meio, alguns momentos mais emotivos e claro, muitas perguntas para os próximos livros/filmes. 

Para além do que já disse, o maior trunfo deste livro é a forma como  autora consegue expandir o seu universo e ao mesmo tempo criar leves ligações com os anteriores livros da saga Harry Potter. São detalhes que fazem a diferença e que nos levam a sentir que nunca deixámos este universo. Claro que preferia que fosse um romance como todos os outros, e não um guião de um filme, mas a verdade é que soube muito bem voltar, e é uma obra claramente recomendada a todos os fãs. E ainda fica a sensação de que o melhor está para vir.

Luís Pinto 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.